sexta-feira, 20 de junho de 2014

MS registra 300 casos de erro médico

Em Dourados, apendicite foi ‘tratada’ como problema de ‘gases’. Paciente denuncia negligência

Hospital da Vida está fazendo levantamento sobre o caso do homem com apendicite
(Foto: Divulgação)
Hospital da Vida está fazendo levantamento sobre o caso do homem com apendicite
(Foto: Divulgação)
Valéria Araújo
DOURADOS – A Associação de Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul (Avem-MS) investiga mais de 300 casos de erros na saúde pública no Estado. Em Dourados um caso registrado este mês chama a atenção. A família de paciente de 42 anos, que preferiu não se identificar por medo de represárias, afirma ser vítima de negligência. Isto porque, segundo a família, o paciente que sofria de problemas graves de apendicite, teria sido tratado com remédio para gases.
De acordo com o presidente da Avem, Valdemar Moraes, o douradense foi três vezes ao Hospital da Vida de Dourados sentindo fortes dores abdominais. “Em todas as vezes foi dispensado por médicos, que afirmaram que se tratava apenas de gases”, diz.
Segundo informações, exames de urina e de sangue foram feitos, mas nenhum problema foi detectado por equipes médicas. “Ao chegar em casa, ainda com fortes dores, o apêndice estourou. O paciente vomitou com muito sangue e teve que ser socorrido às pressas no Hospital Evangélico, que diagnosticou o problema e realizou uma cirurgia de emergência”, disse Valdemar.
A família, que poderia ter sido atendida pelo SUS, segundo Valdemar, contraiu uma dívida de R$ 15 mil. “Isto porque o Hospital da Vida não fez o encaminhamento para o Hospital Evangélico, o que caracteriza negligência”, reclama.
Segundo Valdemar, ao ser procurado pela família, moveu uma ação junto ao Ministério Público Estadual em Campo Grande. “O procurador responsável enviou o caso para a 10ª promotoria de Justiça de Dourados e o caso está sendo investigado”, conta.
O presidente também disse que uma medida cautelar pede que o município arque com as despesas de R$ 15 mil, referentes a cirurgia que poderia ter sido feita pelo SUS. Também denuncia o Hospital por danos morais.
OUTRO LADO
Procurado pelo O PROGRESSO o diretor do Hospital da Vida, Orlando Martelli, garantiu que o HV está fazendo um levantamento sobre o caso para tomar as providências cabíveis. “Se houve falha, o responsável será punido”, afirma.
ERROS
Segundo Valdemar Moraes são mais de 300 erros médicos investigados. Os principais casos estão relacionados a perfurações na bexiga e problemas no parto. Segundo Valdemar, em Dourados é preciso com urgência a implantação de uma filial da associação. Para isto falta apoio. Denúncias podem ser feitas pelo telefone: (67) 3362 1375.
Em outubro de 2010 meu pai Francisco de assis filho, começou sentir fortes dores no pé esquerdo entre os dois ultimos dedo, a pártir daí as dores foi aumentando cada vez mais, onde o levei para o posto de saúde do Nova bahia onde foi medicado e voltamos para casa e os remédios não tiveram efeito no terceiro dia retornamos ao mesmo posto e veio novamente passar pelo médico já com seu pé enchado totalmente onde já não mais andava, e foi pedido exame de sangue fizemos depois retornamos para casa com novos medicamentos e nada de se resolver seu problema um dia depois voltamos novamente para o posto e outro clinico o avaliou e disse que possivelmente poderia ser acido úrico novamente fizemos exames e não constatou acido úrico, novamente retornamos ao mesmo posto já com seu pé totalmente necrosado e a médica clinica constatou que era micose braba e daí novos medicamentos enclusive pomada onde seu pé já estava muito enchado e mandou fazer compressas quente para o inchasso onde resultou que queimou toda a pele no dia seguinte a coisa foi piorando voltamos para a emergencia do posto onde dois clinico experientes nem quiseram mexer no pé dele porque já estava necrosado demais e muito enchado onde encaminhou ele para o hospital regional de campo grande ms onde os médicos que os avaliou no hospital mandaram fazer teste de diabete onde constatou que tinha diabete e estava com mais de 300 onde medicamento nenhum fazeria efeito e o medico Célio Heleguida cirurgiao vascular perguntou se no posto não fizeram o teste de glicose, e o mesmo ficou arrorizado pela negligencia e disse para meu pai que fazeria o possivel para não ter que amputar seus dedos porque a infecção já estava no osso e infelismente teve que amputar dois dedos parte do pé e toda a camada de cima do pé rancou toda a pele que já estava necrosada , durante 10 dias passamos pelo mesmo posto 05 vezes e nenhum dos medicos pediram teste de glicose sendo que a diabete qualquer medico sabe seus sintomas alegou o doutor célio entramos na justiça e quero mais informações sobre como devo fazer que sou filho dele para sustenta-lo ele paga aluguel, moto financiada, terreno curativo que tem que fazer todos os dias já não temos mais condições de arcar com toda essa despesa ele era autonomo e nao pagava inss, quero uma orientação como devo agir
 Fonte : O PROGRESSO

Nenhum comentário: