terça-feira, 20 de agosto de 2013

Veja o flagrante da tentativa frustrada de socorro em Porto Alegre

A tentativa de ajudar um cidadão de 70 anos que passou mal e caiu na rua, em Porto Alegre, produziu, nesta terça-feira (20), uma situação dramática. A maior dificuldade foi conseguir uma ambulância do Samu.
A cena foi gravada na manhã desta terça-feira (20). Os repórteres Manoel Soares e Valter da Rosa, da RBS, afiliada da Rede Globo, trabalhavam no centro de Porto Alegre quando foram avisados de que um homem estava passando mal próximo a um terminal de ônibus.
O repórter Manoel Soares entrou em contato com o Samu e com a Polícia Militar. E 20 minutos se passaram, sem ninguém aparecer. Algumas pessoas fizeram massagem no peito da vítima. O repórter tentou uma nova ligação para a polícia.
Ao ouvir o caso, a funcionária da Brigada diz que o repórter deve falar com o Samu.
Funcionária: A gente vai deslocar até o local. Já está a caminho do local. Mas, seguinte, a Brigada não pode conduzir este indivíduo porque não tem os meios adequados. O senhor vai ter que continuar insistindo com a Samu. A Brigada vai fazer só o boletim de atendimento.
Repórter: Moça, o senhor está morrendo na rua. É preciso vir alguém pra cá com urgência.
Funcionária: Tá, senhor. A Brigada está se deslocando pro local.
Repórter: Só que há vinte minutos a gente está chamando. Tá bom, moça, eu vou tentar ligar pra Samu, obrigado.
Já tinham sido feitas sete ligações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - o Samu. Manoel soares tenta mais uma vez. Depois de ouvir a explicação do repórter, a funcionária transfere a ligação para um médico do Samu.
Repórter: Meu mestre, um senhor teve um ataque aqui do lado. Nós estamos há quase 20 minutos ligando pra Samu e ninguém manda uma ambulância para cá.
Médico: Claro, porque não tem. Eu já expliquei. Não tem.
Repórter: Não entendi.
Médico: Não foi a ambulância porque não tem. É isto. Vocês têm que entender isso. Não há ambulância. Pronto, acabou.
Repórter: Só que ele vai morrer, cara.
Médico: O telefone está aqui na tela. Assim que tiver uma ambulância, a gente vai mandar. Agora, se vocês estão com tanta pressa, encaminhem para o HPS, Santa Casa.
Repórter: Mas, meu mestre, a gente não sabe como levar ele, é arriscado.
“Ele desligou o telefone na minha cara”, conta o repórter.
A Polícia Militar chegou ao local e resolveu levar o homem, quase 30 minutos depois do primeiro telefonema. Orlando Francisco Rodrigues da Silva não resistiu e morreu ao dar entrada no hospital.
O corpo foi levado para o Departamento Médico Legal no meio da tarde. A causa da morte constatada pela necropsia foi um tumor na região pélvica. Este câncer teria provocado o mal súbito na vitima.
O secretário municipal de Saúde disse que não viu as imagens. Mas reconheceu que há falta de ambulâncias para atender toda a população.
“Sempre que acontece um ato como este, onde acontece uma reclamação, a falta de ambulância ela até não é impossível de ocorrer. Isso ocorre na França. O sistema ficar completamente congestionado é possível. O que não é possível é uma orientação inadequada. E, aparentemente, a reclamação que eu recebi, além de não ter a ambulância, a forma como o usuário que ligou teria sido tratado”, comentou Carlos Henrique Casartelli, secretário de saúde de Porto Alegre.
O médico que disse ao telefone que não havia ambulância foi afastado.

Fonte G1
http://glo.bo/19HHggp

Nenhum comentário: