segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Médico flagrado com uniforme em academia tem 7 dias para se justificar

O médico residente que foi flagrado usandojaleco do centro cirúrgico em uma academia de Campinas (SP) foi notificado na manhã desta segunda-feira (19) pelo Hospital Municipal Dr. Mário Gatti para apresentar esclarecimentos da utilização da roupa fora da unidade médica. Ele terá prazo de uma semana para se justificar. A punição para o profissional, caso ocorra, pode variar de advertência verbal até expulsão, mas depende da análise da defesa apresentada pelo médico.
A assessoria de imprensa do Mário Gatti informou que o residente foi notificado por volta das 11h desta segunda-feira. Na próxima semana, com a apresentação dos esclarecimentos do funcionário, será formada uma comissão para discutir a pena aplicada. O grupo que analisará o caso é formado por um representante da residência em urologia, pelo coordenador da área, um representante da direção do hospital e o presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme). A equipe terá uma semana para julgar o descumprimento das regras da unidade.
Falha administrativa
O coordenador da residência em urologia do Mário Gatti, Sérgio Bisogni, afirmou que até o momento a conduta do médico foi correta e que não consta no prontuário dele nenhum tipo de advertência. Segundo Bisogni, a falha foi administrativa, por não respeitar uma norma do hospital de não usar a roupa fora do ambiente de trabalho, e não médica, já que o erro não aconteceu dentro das dependências da unidade. Além disso, antes de discutir a punição, a comissão pode chamar algumas testemunhas que estavam na academia para esclarecer a situação.
Sindicância
O diretor técnico do Mário Gatti, Mário Sérgio Zaidan, pediu a abertura de uma sindicância após tomar conhecimento do caso, que foi levado à Comissão de Residência Médica (Coreme). A assessoria do Mário Gatti não confirmou, até a publicação, o nome do médico.
O caso
O médico residente foi flagrado durante um treino de musculação, com roupas próprias de centro cirúrgico. Segundo o empresário de moda Luddy Ferreira, que registrou imagens, o aluno disse que não houve tempo para trocar a roupa e que ainda realizaria uma cirurgia. "Eu pensei que fosse o Fantástico [Vai Fazer O Quê?], que alguém fosse aparecer e tomar uma atitude. Muita gente ficou incomodada, houve falta de respeito não apenas com os alunos, mas também com os pacientes. É um risco de contaminação para todos", ressaltou o empresário, de 46 anos, que flagrou o médico na noite de quinta-feira (8).
O quadro exibido pela TV Globo, aos domingos, mostra atores desconhecidos que vivem situações desconfortáveis, com o objetivo de revelar as reações espontâneas dos observadores. A assessoria da Smart Fit informou, em nota, que o aluno foi advertido pela conduta contrária às normas gerais disponíveis nas unidades e site da rede de academias.
"Vale observar que todos os alunos se comprometem a observar essas normas no momento da matrícula, ao assinar o termo de adesão, justamente para impedir que certas condutas possam causar transtornos aos demais frequentadores e/ou funcionários, prejudicando a harmonia e o objetivo do ambiente. Em caso de reincidência da conduta inadequada, o autor poderá ter o seu plano cancelado”, informa o texto.

Nenhum comentário: