sexta-feira, 26 de abril de 2013

PA: pacientes com câncer enfrentam dificuldades com tratamento público


No Pará, pacientes com câncer enfrentam uma longa espera para conseguir atendimento. Uma situação que oGoverno Federal pretende mudar com uma lei que entra em vigor em maio.
Dona Maria Oliveira tem indicação médica para fazer quimioterapia a cada 20 dias, mas a última sessão foi realizada com mais de dois meses de atraso por falta devaga, segundo a aposentada. “Acho que não está sendo um tratamento legal para a minha saúde, porque se fosse certinho já teria terminado e eu já estaria muito melhor do que estou”, afirma.
A lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff e que entra em vigor em maio estabelece que o paciente tem direito a cirurgia, sessões de quimioterapia e radioterapia em até 60 dias após o diagnóstico do câncer.
A lei também determina que estados apresentem planos regionais para a instalação de serviços de oncologia em áreas de grande extensão territorial onde não existe atendimento.
O Pará se encaixa nessa realidade. Todos os dias, pacientes de vários municípios do interior enfrentam longas viagens até chegar a Belém e procurar o único hospital de referência de câncer no estado.
Seu Domingos Alves viaja mais de 500 quilômetros pra ser atendido na capital. “É muito longe, não tem jeito. Tem que vir a Belém sempre”, lamenta o serrador.
No Pará, mais de 600 pacientes de câncer estão na fila da cirurgia. A Secretaria Estadual de Saúde informou que está investindo em cinco polos regionais de atendimento para diminuir a espera.
“Em 2013 nós estamos com até 90 dias, mas para nós ainda não é suficiente, nós queremos perseguir a meta de 60 dias”, afirma a secretária adjunta de saúde Helena Guimarães.

Fonte G1
Link da reportagem:http://glo.bo/11F1OyR

Nenhum comentário: