quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

No Salgado Filho, idoso sofre parada cardíaca sobre bancada da emergência durante vistoria do Cremerj

Deitado sobre a bancada da sala de reanimação da emergência do Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, um idoso sofre uma parada cardiorrespiratória. Médicos e enfermeiros se desdobram, atendendo pessoas “internadas” em cadeiras de ferro e medindo a pressão de um paciente de pé. Não há mais espaço, e os doentes continuam chegando, amontoando-se nos corredores. O quadro foi flagrado nesta segunda-feira, durante uma vistoria do Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj).
Paciente “internado” em cadeira e macas grudadas umas às outras na emergência do Salgado Filho
Paciente “internado” em cadeira e macas grudadas umas às outras na emergência do Salgado FilhoFoto: Cremerj / Divulgação

O relatório, enviado à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mostra um idoso amarrado a uma cadeira. A cabeça pende. Em volta dele, macas ficam tão próximas que chegam a se tocar. Um risco potencial de transmissão de infecção hospitalar.
- É nesse ambiente que idosas recebem o banho. Há macas de mulheres coladas às de homens. Acaba com a dignidade de qualquer um. A sociedade civil concorda com essas condições de atendimento? - questiona a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araujo.
Pacientes em macas no corredor da emergência do Hospital municipal Salgado Filho, no Méier
Pacientes em macas no corredor da emergência do Hospital municipal Salgado Filho, no MéierFoto: Cremerj / Divulgação

Segundo o conselheiro do Cremerj Sergio Albieri, faltam clínicos, intensivistas, anestesistas e neurocirurgiões nos plantões do Salgado Filho:
- Já existe uma superlotação, mas novos pacientes são encaminhados para a emergência, o que tem resultado em
pacientes nos corredores, falta de médicos clínicos, intensivistas, neurocirurgiões e anestesistas nos plantões. A unidade continua recebendo pacientes graves, sem que a coordenação da emergência possa tomar ciência e liberação de vaga. Essa posição leva ao caos hoje instalado no hospital e pode contribuir para elevação do número de óbitos por falta de assistência aos pacientes ali internados.
Um idoso é amarrado a uma cadeira de ferro para não cair de seu “leito” na emergência do Salgado Filho
Um idoso é amarrado a uma cadeira de ferro para não cair de seu “leito” na emergência do Salgado FilhoFoto: Cremerj / Divulgação

Médicos da unidade relataram ao Cremerj que, apesar de o Salgado Filho receber pacientes encaminhados à emergência por meio da central de regulação, esse sistema não oferece o número suficiente de leitos de retaguarda para a transferência de pacientes que necessitam de internações de longo prazo e leitos de UTI.
Secretaria de Saúde diz que investiu no hospital
A Secretaria municipal de Saúde afirma que investiu, em 2012, mais de R$ 6 milhões em obras e equipamentos, melhorando a estrutura do Salgado Filho. Em nota, o órgão explicou que a unidade é referência para a Zona Norte, recebendo demanda de diversas áreas e também da Região Metropolitana. “A unidade trabalha com política de portas abertas, acolhendo e atendendo todos os pacientes que a procuram”, diz o texto.
A secretaria informou que, nos últimos quatro anos, ampliou o atendimento de urgência e emergência em toda a cidade com a abertura de 996 leitos, em função da inauguração de novas unidades hospitalares: quatro Coordenações de Emergência Regionais (CER) e 14 UPAs, além de duas maternidades e do Hospital municipal Pedro II.
O órgão acrescenta que há planejamento para uma nova unidade próxima ao Salgado Filho, no modelo das coordenações de emergência, “que absorverá o atendimento clínico e ampliará a capacidade de atendimento na região, contribuindo para desafogar a grande emergência do hospital”. Além disso, afirma a nota, “a reorganização da atenção primária, com a abertura de 70 clínicas da família, e a implantação de uma rede de urgência, com as UPAs, fizeram com que os hospitais de emergência recebessem somente os casos mais graves, melhorando o fluxo de entrada nestas unidades”.

Fonte:

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/no-salgado-filho-idoso-sofre-parada-cardiaca-sobre-bancada-da-emergencia-durante-vistoria-do-cremerj-7625843.html#ixzz2LRJLBKHV

Nenhum comentário: