sábado, 9 de fevereiro de 2013

No carnaval, Souza Aguiar terá dois plantões com apenas um neurocirurgião. Situação será a mesma durante todo o feriado no Salgado Filho

No sábado de carnaval, quando as ruas do Centro estiverem tomadas de foliões, nos desfiles de blocos tradicionais como o Cordão da Bola Preta, apenas um neurocirurgião estará de plantão durante o dia na emergência do Hospital municipal Souza Aguiar. Na terça-feira, último dia oficial de folia, o quadro será o mesmo no plantão noturno da unidade, a maior emergência da cidade.
A escala de médicos para o feriadão, divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria municipal de Saúde, não segue em todos os plantões a recomendação do Conselho Regional de Medicina (Cremerj) de que cada turno, em dias normais, tenha no mínimo dois neurocirurgiões. A secretaria, que escalou dois ou três neurocirurgiões para os demais plantões do Souza Aguiar, afirma que segue a recomendação do Ministério da Saúde, com apenas um especialista no plantão.
No Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte, a situação é ainda mais crítica. Nos plantões diurno e noturno de sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, apenas um neurocirurgião foi escalado pela Secretaria municipal de Saúde. Um detalhe: no domingo, o mesmo especialista fará os dois plantões daquele dia, ficando 24 horas no hospital. Já o médico escalado para o plantão noturno de segunda-feira fará também o plantão diurno de terça.
Na Quarta-feira de Cinzas, na volta do feriadão, o Salgado Filho terá também apenas um neurocirurgião no plantão diurno.
No Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, não há serviço de neurocirurgia, segundo informa a secretaria.
Na última quarta-feira, a Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, o Sindicato dos Médicos do Rio e o Cremerj alertaram para a necessidade de se reforçar as equipes das emergências da cidade. Segundo eles, o quadro de médicos dos grandes hospitais públicos não está preparado para grandes eventos.
Em nota, o Cremerj afirmou que cobra da Secretária municipal de Saúde o cumprimento da resolução 100, que diz respeito às normas mínimas para o atendimento de urgências e emergências, e que faça a reposição do número de médicos por plantão nos hospitais do Rio. De acordo com a resolução, deve haver, no mínimo, dois neurocirurgiões por plantão.
Em nota, a Secretaria municipal de Saúde informou que, para a lotação de especialistas nas emergência, segue as diretrizes federais da Política Nacional de Atenção a Urgências - Portaria 2.048 de 2002 do Ministério da Saúde. "As equipes estão plenas para garantir a assistência durante o carnaval", afirma a secretaria, acrescentando que, além das unidades de saúde, 65 médicos estarão trabalhando nos postos do Sambódromo e Terreirão do Samba.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/no-carnaval-souza-aguiar-tera-dois-plantoes-com-apenas-um-neurocirurgiao-situacao-sera-mesma-durante-todo-feriado-no-salgado-filho-7533294.html#ixzz2KRSRfsRq

Nenhum comentário: