quinta-feira, 8 de março de 2012

Criança morre no Huerb e família acusa hospital de negligência em atendimento

 
Criança morre no Huerb e família acusa hospital de negligência em atendimento
5 de março de 2012 - 9:18:20

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

Uma criança de quatro anos morreu no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB), no domingo, 04, depois de agonizar por horas à espera de atendimento. Familiares da menor afirmam que houve negligência por parte do hospital..., que de acordo com os parentes da morta, teria se recusado a fazer o primeiro atendimento no Pronto Socorro.

A família alegou que a criança passou diversas vezes em unidades de saúde da capital, num verdadeiro jogo de empurra entre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o atendimento do hospital de urgência. Em consulta na última quinta-feira, uma médica de um posto de saúde chegou a afirmar que a criança estaria com verme.

A peregrinação da mãe da criança, Francisca dos Santos, teria começado no sábado, 03, quando procurou atendimento no PS. A menor sofria de fortes dores abdominais, febre e vômito. Chegando ao Huerb, o médico plantonista disse que não seria caso de urgência e orientou a família procurar atendimento na Upa.

Ketlin Martins foi devolvida ao PS, com um pedido de internação de uma médica plantonista da Upa. Ao retorna ao Huerb o médico pediu que fossem realizados exames de sangue e urina. A equipe médica do hospital suspeitava de uma crise de apendicite ou infecção. Uma Ultrasonografia confirmou que se tratava de apendicite.

Foi feita a cirurgia por volta de 23h 30m de sábado, mas o estado de saúde de Ketlin se agravou. A mãe da criança mostra marcas nos braços e dedos da menor, que teria entrado em convulsão e teria se mordido. “Só depois de muito apelo é que a médica foi atender minha filha. Levaram ela para a UTI e aplicaram vários medicamentos”, diz Francisca dos Santos.

Segundo a mãe de Ketlin, a equipe médica plantonista teria diagnosticado que a criança teria morrido de infecção. Francisca dos Santos reclama da demora no atendimento e da morosidade dos médicos em atender seus apelos, quando a criança teria piorado, após a realização da cirurgia.

A direção do Hurb não se pronunciou sobre a morte de Ketlin Martins. Os médicos consideraram a cirurgia bem sucedida.
Ver mais
·

Nenhum comentário: