sexta-feira, 25 de março de 2011

MAIS 1 ERRO: DIREITO/ESQUERDO VC SABE A DIFERENÇA?

GEISER♥DANÇARINA


MAIS 1 ERRO: DIREITO/ESQUERDO VC SABE A DIFERENÇA?

São Paulo - Uma equipe médica do Hospital Santo Amaro, no Guarujá, litoral paulista, operou o joelho errado da paciente Tatiane Andrade da Silva, de 24 anos. O caso ocorreu na segunda-feira. A jovem deu entrada no centro cirúrgico para colocar um pino no joelho direito, porém a operação foi realizada no joelho esquerdo. Ela percebeu o erro assim que o efeito da anestesia passou. A jovem precisava passar pela intervenção por causa de uma queda que ela sofreu no ano passado. Tatiane fez a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Procurada, a Assessoria de Imprensa do Hospital Santo Amaro disse que a diretoria vai se manifestar sobre o ocorrido ainda hoje. O caso foi registrado por familiares da vítima na Delegacia Seccional do município.

FONTES

GEISER♥DANÇARINA


MAIS 1 ERRO: DIREITO/ESQUERDO VC SABE A DIFERENÇA?

São Paulo - Uma equipe médica do Hospital Santo Amaro, no Guarujá, litoral paulista, operou o joelho errado da paciente Tatiane Andrade da Silva, de 24 anos. O caso ocorreu na segunda-feira. A jovem deu entrada no centro cirúrgico para colocar um pino no joelho direito, porém a operação foi realizada no joelho esquerdo. Ela percebeu o erro assim que o efeito da anestesia passou. A jovem precisava passar pela intervenção por causa de uma queda que ela sofreu no ano passado. Tatiane fez a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Procurada, a Assessoria de Imprensa do Hospital Santo Amaro disse que a diretoria vai se manifestar sobre o ocorrido ainda hoje. O caso foi registrado por familiares da vítima na Delegacia Seccional do município.

domingo, 20 de março de 2011

O JULGAMENTO DO SÉCULO!







terça-feira, 15 de março de 2011

Mais denúncias de erros médicos no programa 'meu momento com você" do Barjon de Mello

 

comtinuação sobre as denúncias de erros médicos

domingo, 13 de março de 2011

LIDERANÇAS NACIONAIS ESTARÃO NO JULGAMENTO DO CASO ANASTÁCIO CASSARO


O Drama da Família Cassaro está chegando ao fim.

Os acusados de serem os mandantes do assassinato do prefeito, Anastácio Cassaro, irão à Júri Popular, depois de 25 anos, no dia 29/03/2011 a partir das 08:30h em Vitória/ES.

Lideranças, de todo o Brasil, comparecerão ao julgamento em apoio e solidariedade à Família Cassaro.

São Movimentos que lutam pela Paz e Justiça, formados por vítimas da violência e ativistas solidários a causa, que lutam por MUDANÇAS NAS LEIS e por um Brasil mais justo.

Dentre os que estarão presentes já confirmaram presença integrantes dos seguintes Movimentos: 

Movimento Gabriela Sou da Paz - Rio de Janeiro/RJ

MOVIDA (Movimento pela Vida) - Belém do Pará/PA

ASPACEM (Associação Paranaense contra Erros Médicos) - Belém do Pará /PA

Comitê Dórothy - Belém/PA

Movimento Mães na Dor - João Pessoa / PB

Movimento Paz e Justiça Mércia Nakashima - São Paulo/SP

Movimento Basta com Erros Médicos - Rio de Janeiro/RJ

AFVV (Associação das Famílias das Vítimas da Violência) - Cuiabá/ MT

Caso seja do seu interesse participar desse grande ato de cidadania entre em contato com os integrantes do Movimento Justiça Brasil e confirme sua presença através do e-mail: clovisjustica@hotmail.com

Contamos com a participação de toda a sociedade e esperamos que esse crime, que se arrasta há 2 décadas, seja devidamente julgado e os culpados punidos!

É o mínimo que se espera!

Justiça Brasil

Sandra Domingues

quarta-feira, 9 de março de 2011

MAIS UM ERRO MÉDICO ATÉ QUANDO ISSO VAI CONTINUAR?

GEISER♥DANÇARINA


MAIS UM ERRO MÉDICO ATÉ QUANDO ISSO VAI CONTINUAR?

BEBÊ TEVE A PERNA DIREITA AMPUTADA DEVIDO UMA QUEIMADURA CAUSADA DURANTE CIRGURGIA .....

Um bebê que nasceu no dia 21 de fevereiro deste ano, no IFF/Fiocruz (Instituto Fernandes Figueira) teve sua perna amputada na segunda-feira (7). A família suspeita de erro médico durante uma cirurgia realizada no dia 1º de março. Segundo boletim atualizado no final da manhã desta quarta-feira (9), o bebê encontra-se com quadro clínico estável, apresentando boa evolução.

Desde o seu nascimento, a criança permaneceu internada no berçário de alto risco da unidade com quadro de hidroanencefalia grave – doença em que não possui os hemisférios cerebrais, que são substituídos por sacos cheios de líquido cerebroespinhal.

A paciente foi submetida a um procedimento neurocirúrgico no dia 1º de março. Durante o procedimento, a equipe observou uma queimadura na perna direita, com alterações de fluxo sanguíneo na perna e pé.

A direção do Instituto foi notificada e iniciou uma investigação para apurar as causas do ocorrido.

A partir desta constatação, a paciente passou a ser acompanhada por uma equipe de especialistas em cirurgia plástica, cirurgia vascular e microcirurgia. No entanto, após seis dias da primeira cirurgia, os médicos decidiram pela retirada cirúrgica da perna direita.

Assista o vídeo http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/bebe-tem-perna-amputada-e-familia-suspeita-de-erro-medico-20110309.html

OUTRA FONTE

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/03/09/bebe-tem-perna-amputada-devido-queimadura-causada-durante-cirurgia-923969092.asp

segunda-feira, 7 de março de 2011

SEGUNDA OITIVA DIA 25-03 ÀS 9hs CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!"

Caso Allan Barbosa

Clique no portal ORM e veja a reportagem.
Portal ORM

Mais vidas sendo ceifadas por erros médicos

Por José Fontoura pai da pequena Bruna Giovana De Siqueira Fontoura




Nesta cidade em que moro, existem valores sociais,que não combinam com os meus.

Sendo morador, desta cidade tenho que seguir com a dor da perda, de minha filha Bruna, e a culpa por ter fracassado como pai. Até hoje ainda me questiono como fui capaz de seguir regras, respeitar as leis deste pais e procurar manter um comportamento que afetasse o mínimo os dois "médicos" prepotentes, arrogantes e negligentes que tiraram a vida de minha filha e ainda procurar justiça para a atrocidade feita.

Ficou provado o erro primário e negligente nos nossos depoimentose no laudo do auto de necropsia emitido pelo IGP do Rio Grande Do Sul.

Enfrentei o descaso, o desânimo, muitas pessoas me diziam "deixa pra lá" isso não vai trazer sua filha de volta. Não, eu não poderia, não se deixa pra lá uma sociedade de corporativistas e cínicos, arrogantes e negligentes.

(Hospital municipal De Novo Hamburgo) E como teve cínicos, para tentar tripudiar com minha dor. Posso citar o nome do Dr.Leonardo Hoffe, na época, diretor do Hmnh, o qual no dia do falecimento de minha filha falei com ele por celular, pedi pra ele para liberar o prontuário médico de minha filha para levar para o IML e ser feita a necropsia para eu poder fazer o sepultamento de minha filha.



Bruna Giovana De Siqueira Fontoura faleceu no dia 26/03/2008 e só pude fazer o sepultamento no dia 28/03/2008 e sabem o que o Dr.Leonardo Hoff me disse?! Que não podia fazer nada, era norma do HMNH. Cinco meses depois recebi emails do Dr.Leonardo pedindo apoio para sua candidatura à vereador em Novo Hamburgo.."cinismo "

Posso citar também o nosso ilustre prefeitoTarcisio Zimermann, duas semanas antes das eleições encontrei-o fazendo campanha pra prefeitura de Novo Hamburgo do ano de 2008, cobrei dele que tinha mandado um e mail, para o seu gabinete em Brasília e não tive resposta, lhe contei o que tinha acontecido e ele prontamente me deu seu mail pessoal, e disse que estaria a minha disposição pra ajudar no que fosse possível,no sábado antes das eleições de 2008 ele mandou seu acessor Sr. Eliseu Flores ir até minha casa, ouviu o que tinha acontecido, ouviu as gravações que eu tinha feito, me disse que isto era um assassinato e que faria uma denuncia no CMS e que iriam até o fim junto comigo..depois das eleições não consegui mais contato com eles, o único contato que tive foi com Sr.Tarcisio Zimermann que me mandou um email chamando a minha atenção que eu não podia citar em meus emails a direção do HMNH que não tinha nada a ver com o acontecido, puro cinismo e corporativismo de todos.



A certeza que tenho é que a morte de minha filha, cedeu por imperícia, negligência e imprudência. Homicídio culposo, o corporativismo gritou alto e toda a minha dor, as provas que eu como Denunciante tive que buscar, todas, todas eu consegui..porque todos os médicos que trataram da minha filha me disseram a mesma coisa, quem tem que lhe dar explicações são os dois"médicos" que fizeram o parto..com as enfermeiras, nos dizendo nós sabemos de muitas coisas mas não podemos falar, quando lacraram a janela da UTI neo porque diziam que minha filha não tinha respiração espontânea, mas quando espiávamos pela tal janela as enfermeiras tiravam o tubo de oxigênio dela, lavavam ela na pia, mas uma noite quando espiávamos vimos o aparelho de saturação escapar do dedinho dela e ficou por mais de 30 minutos, desligado e não podíamos bater na janela e avisamos as enfermeiras, depois disto lacraram a janela.

Sei que eles mataram a minha filha, quando ela foi para a UTI os pediatras me disseram que não sobreviria no máximo uma semana porque ela pegaria uma infecção por causa do tubo de oxigênio, ela nunca teve febre, nunca teve infecção até o dia 26/03/2008. O que eles não contavam é que ela sobreviveria, ela cresceu demais estava mais grande que as caminhas da UTI, estava criando anticorpos próprios, ela não podia ficar mais com os recém nascidos, teria que ser removida da UTI. A médica conversou conosco e disse que teríamos que tirá-la da UTI e que tipo de aparelhos t r. mas certamente isto teria um custo, a responsabilidade por todo o acontecido seria de quem?? É muito fácil pagar uma indenização para uma morta, do que para alguem sequelada numa cama sabe -se lá por quanto tempo!



A dor da perda de minha pequenina Bruna, a injustiça da justiça, dos poderes dos poderosos. Num inquérito que durante todo o seu desenrolar não tive uma informação, no processo no ministério publico que também não tive um esclarecimento sobre todo o acontecido, num processo esclarecido, julgado, arquivado e ponto..Mas julgado pra quem? Esclarecido pra quem? Aquivado certamente para alguem! E diante disso tudo eu vi ruir todos os conceitos e preceitos que tanto e sempre respeitei.

E os esclarecimentos e as respostas que busquei junto aos orgãos competentes? Quem vai me responder? Fiz a denuncia para ter respostas, não para ficar alienado como uma marionete, guiado por cordões e acordões!

Isso tudo termina num vasinho de flores molhado de lágrimas de dor e saudade diante um túmulo solitário onde infelizmente não podemos dar um abraço e nem um beijo carinhoso em nosso pequeno anjo Bruna.



Com indignação: José Fontoura e Vanda Fontoura, pais de Bruna Giovana da Siqueira Fontoura



Do Ocorrido



O caso está sendo investigado pela 1ª DP de Novo Hamburgo que está colhendo depoimentos e solicitou perícia nos documentos do prontuário para saber se houve negligência no atendimento da criança no Hospital Municipal

Desde 26 de março de 2008, o casal José Danúbio Fontoura e Vanda da Siqueira Fontoura busca esclarecer as circunstâncias em que morreu a bebê Bruna, de três meses. Na certidão de óbito de Bruna Giovana da Siqueira Fontoura consta “causa da morte ignorada” e o prontuário médico foi liberado apenas no início de agosto, depois de uma longa e sofrida peregrinação dos pais por órgãos públicos e veículos de comunicação. A criança nasceu e ficou internada no Hospital Municipal de Novo Hamburgo.

Como havia dúvidas sobre o falecimento da criança, o pai registrou ocorrência na 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo e a certidão de óbito foi emitida pelo Registro Civil para que fosse possível fazer uma necropsia e sepultar o bebê. Um inquérito policial foi aberto por orientação do Ministério Público para apurar as circunstâncias em que o bebê Bruna morreu.

Segundo Fontoura, o objetivo deles é esclarecer o que realmente aconteceu. “Nós não vamos trazer nossa filha de volta, mas queremos que tudo seja esclarecido”, desabafou.



Nascimento



A médica que acompanhou a gestação de Vanda indicou que deveria ser feito uma cesariana, pois o bebê poderia ser grande para as condições físicas da mãe e dificultar o parto normal. Após um trabalho de parto sofrido, segundo o pai da criança, Bruna Giovana nasceu em 28 de dezembro de 2007 no Hospital Municipal de Novo Hamburgo. O bebê nasceu parado, praticamente morto, ficou alguns minutos sem oxigênio e teve que ser reanimado.

Fontoura não se conforma em não ter sido realizado a cesariana. “Com aquele receituário na mão eu insisti que deveria ter sido feito a cesariana. A Bruna era nossa segunda filha, e no primeiro parto a Vanda já havia tido problemas de falta de dilatação, por isso a médica indicou a necessidade da cesariana”.

Bruna teve que ser internada na UTI neonatal onde permaneceu por 88 dias (até 26 de março deste ano). Fontoura relata que ao contrário da previsão dada pelos médicos, o bebê estava apresentando bons resultados, recebendo a dieta e fazendo as necessidades fisiológicas sem a ajuda de aparelhos.

“Levamos um choque ao chegar no hospital para a visita da tarde e descobrir que a Bruna estava com uma infecção tão grave que não respondia aos antibióticos, sendo que poucas horas antes ela estava bem. E essa foi a causa que os médicos deram para a morte dela, uma infecção”, conta o pai.



Investigação



Após alguns meses de espera, o hospital disponibilizou o prontuário médico a pedido do Ministério Público, no início de agosto, e a família da criança teve acesso as cópias do documento. José Fontoura examinou o prontuário e o levou até a promotoria, que emitiu um atestado de que o prontuário que ficava no leito da criança “Controle de enfermagem do paciente pediátrico” possui alguns erros como a ausência do dia do óbito, páginas datadas antes do nascimento do bebê, entre outros.

A advogada do casal, Dora Luisa Jahn, disse que o inquérito esta nas mãos do delegado. “Os documentos para o andamento do caso agora estão com a DP. Quem atrasou a investigação foi o Hospital Municipal, que parece que não teve interesse em esclarecer o caso”, salienta.

Segundo o delegado que está cuidando do caso, Joeberth Nunes, o inquérito está tramitando. “Estamos ouvindo os médicos que fizeram o atendimento da criança, depois os pais serão ouvidos e ao final o diretor do hospital também deverá prestar depoimento. A polícia também investiga quesitos complementares para saber se houve ou não negligência no atendimento do bebê, e será feita uma perícia em cima do prontuário que foi entregue. Esses resultados são bem importantes para a conclusão da investigação.”



Divergências de informações



Durante o período que a criança esteve internado, os pais já buscavam informações que justificassem que a bebê Bruna, após uma gestação normal, apresentasse diversos problemas. Em conversas informais com os médicos, o pai de Bruna gravou um diálogo onde uma médica do Hospital Municipal, diz que os problemas que a criança apresentava eram decorrentes dos problemas do parto.

Em uma reunião solicitada pelos pais com a médica que fez o parto e com o médico plantonista que também atendeu Vanda, um trecho da gravação com a fala da médica, ela diz ter a consciência tranqüila de que fez o melhor, que ela não poderia fazer uma cesariana só porque uma outra médica havia mandado um bilhete dizendo que a paciente tinha suspeita de macrosomia. O diagnóstico do hospital foi outro e que eles também ficaram surpresos de o bebê ter nascido parado.

José Fontoura informou na ocorrência a existência das gravações, e diz que elas estão à disposição se a justiça quiser ouvi-las. “Eu espero que as investigações prossigam, e que se encontrarem culpados, que estes sejam responsabilizados”, concluiu.

A diretoria do Hospital Municipal, procurada pela reportagem do novohamburgo.org através de sua assessoria de imprensa, não quis se manifestar sobre o assunto.

domingo, 6 de março de 2011

Mulher morre durante cirurgia plástica em Laranjeiras

Mulher morre durante cirurgia plástica em Laranjeiras


Marcelo Dutra Tamanho do texto A A A RIO - Será enterrado na manhã desse domingo no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, o corpo de Laís Corrêa Porto, 23 anos, que morreu depois de uma cirurgia de lipoaspiração realizada na Clínica Sant'Anna, em Laranjeiras. Laís era casada e mãe de um bebê de 10 meses. O marido, Alan Carvalho de Lima, suspeita que houve algum erro durante a cirurgia plástica a que ela se submeteu. Lima contou à polícia que Laís foi fazer uma lipoaspiração no abdômen com enxerto de gordura na região glútea. Mais de duas horas depois do início da cirurgia o marido notou uma grande movimentação no centro cirúrgico. Uma das enfermeiras informou que Laís teria tido uma parada cardíaca e os médicos tentavam, em vão, reanimá-la. O caso foi registrado na 9ª DP (Catete).
http://videos.r7.com/jovem-morre-durante-lipoaspiracao-no-rio/idmedia/ab921d52f98e74f169bb454cd6f12534.html



De acordo com a assessoria da Polícia Civil, familiares e médicos que atenderam a vítima prestaram depoimento na delegacia. Os responsáveis pelo procedimento cirúrgico na clínica podem ser autuados por homicídio culposo. As circunstâncias da morte da jovem ainda serão investigadas.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Clemente Jardim mais um drama familiarClemente Jardim mais um drama familiar


Clemente Jardim, 75 anos, foi internado no Hospital Cachoeirinha, situado na Zona Norte de São Paulo, em 05/12/2010 com uma pneumonia e no dia 21/02/2011 foi para a UTI com uma perna amputada, após a mesma ter sido necrosada em virtude do atendimento que lhe foi prestado durante 2 meses de internações e infecções.

Foi aberto um B.O na 13ª delegacia sob o nº 1943/201, de natureza: Lesão Corporal (artigo 129).


Memorial Gabriela Sou da Paz: Clemente Jardim (Erro Médico) 
http://www.gabrielasoudapaz.org/memorial


http://www.band.com.br/jornalismo/conteudo.asp?ID=100000413925