quarta-feira, 22 de junho de 2011

novas regras para planos de saúde




Marcação de consultas terão que acontecer em sete dias, diz ANS



Por Diana De Marchi (dmarchi@eshoje.com.br).



Em 90 dias os planos de saúde terão que aderir as novas regras da Agência Nacional de Saúde (ANS), em que devem garantir um prazo para agendar determinadas consultas, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (20). Nas ruas a população que utiliza do atendimento privado de saúde está animada com as novas normas, que na teoria estabelece para consultas básicas, como por exemplo, pediatria e ginecologia, que o paciente seja atendido em até sete dias. Mas a maioria desconfia que na prática os planos vão cumprir com os agendamentos das consultas conforme o prazo determinado pela ANS.



"Se realmente os planos de saúde fizerem uso das novas condições de agendamento, será muito bom. Ainda mais para as pessoas idosas que utilizam com mais frequencia o plano de saúde e precisam de um atendimento prioritário e rápido. Agora, na prática é que vamos saber se vai realmente acontecer", opinou o analista de crédito Kalil Gibran Chagas, usuário do plano PHS.



Para a web designer Renata da Câmara, 27, usuária do plano de saúde empresarial AMS, da Petrobrás, a idéia de estabelecer um prazo para a marcação de consultas é ótima, o que ajudaria melhorar os atendimentos até mesmo para quem utiliza os serviços dos planos de saúde, que acredita está deixando a desejar. "A saúde está muito falha. Fazemos um esforço para pagar um plano de saúde e queremos um atendimento diferenciado. Vamos aguardar e conferir se na prática eles vão realmente fazer valer", disse.



A expectativa em cumprir com as regras por parte dos planos de saúde fez a aposentada Vera Lúcia Silva, 62, usuária do plano Unimed, levantar alguns questionamentos em relação ao valor pago. "Apesar de muitas vezes pagar caro para ter a garantia de um bom atendimento com a saúde, nem sempre somos recebidos como devemos ao procurar os serviços da operadora. Acredito que, se os planos levarem a séria as novas mudanças, vai ser muito bom", disse.



Conforme consta na resolução os planos de saúde deverão garantir o agendamento das consultas básicas em um prazo de sete dias úteis. A modalidade abrange consultas como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.



Em casos de agendamentos de fonaudiólogos, nutricionistas, psiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, serviços de diagnósticos e terapia, a resolução estabelece um prazo máximo de dez dias úteis para os agendamentos. As normas valerá também para consultas e procedimentos realizados em consultórios ou clínicas com cirurgião-dentista, que deverá beneficiar o usuário com agendamento de consulta em até sete dias úteis, conforme o mesmo prazo para as consultas básicas.



Já para as outras especialidades as novas regras da ANS estabelece um prazo de até 14 dias úteis para que sejam feitos os agendamentos. No caso dos procedimentos em alta complexidade e atendimento em regime de internação em até 21 dias. O que não sofre alteração e cabe ao profissional responsável pelo atendimento estabelecer, será no prazo para as consultas de retorno.

Nenhum comentário: