quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A saúde está as mil maravilhas na terra de Cabral

Mais de mil mortes até agosto
Souza Aguiar registra média de 133 óbitos por mês na emergência



A média do número de mortes na emergência do Hospital municipal Souza Aguiar aumentou em 70,5% do ano passado em relação a 2010. Dados levantados a partir do Livro de Óbitos do setor pelo Sindicato dos Médicos revelam que, no período de 5 de fevereiro a 31 de dezembro de 2009, foram registrados 860 mortes nas salas amarela e vermelha, o que resulta numa média de 78 mortos por mês. Já no período de 1 de janeiro a 16 de agosto de 2010, foram 1003 óbitos, uma média de 133 mortes por mês.

A Secretaria municipal de Saúde não reconhece os números de mortes do Livro de Óbitos, mas não tem dados exatos de mortalidade e perfil de risco dos doentes internados na emergência do HSA.

Para médicos que estão na linha de frente do atendimento no setor que recebe pacientes em estado grave, as altas taxas de mortalidade têm três causas principais: falta de recursos para compra de material, remédios e equipamentos — o tomógrafo do hospital está quebrado há 13 dias —, déficit de profissionais e contratação de emergência de médicos com pouca experiência.

— A mortalidade na emergência vem aumentando a cada ano. E dizer que os pacientes têm chegado em estado mais grave, é conversa. Isso é o resultado de um hospital que está desorganizado, sem médicos e carente de material. Na sala vermelha da emergência, onde ficam os casos mais graves, não se faz mais ronda de rotina de manhã — disse um profissional que trabalha na emergência do Souza Aguiar.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, a situação da maior emergência do estado do Rio vem se agravando devido à certeza da impunidade:

— O que acontece nesse hospital é criminoso. Em maio de 2009, nós já vínhamos alertando para o crescimento da mortalidade na emergência. A prefeitura disse, na época, que estava tomando providências. O que foi que eles fizeram?

Segundo o secretário de Saúde, Hans Dohmann, não se pode analisar a mortalidade num hospital isoladamente:

— É preciso ver a mortalidade na rede. Com as UPAs, o perfil de paciente que chega e fica hoje na emergência do Souza Aguiar é diferente. Dados do Datasus mostram que a rede realizou mais 40 mil pronto-atendimentos este ano em relação a 2009. As pessoas estão tendo mais atendimento. E o paciente que está no Souza Aguiar é aquele que realmente está grave, consequentemente, com maior risco de morrer.

De janeiro a agosto de 2009, a rede municipal fez 60 mil pronto-atendimentos por mês, com 474 mortes a cada 30 dias. Este ano, foram 105 mil atendimentos, com 539 mortes a cada 30 dias.

Pacientes fazem exames em tomógrafo móvel

Depois de 12 dias, os pacientes do Hospital Souza Aguiar começaram a ser atendidos pela unidade móvel de tomografia, instalada em um caminhão, que foi cedida pela Secretaria estadual de Saúde. Desde fevereiro, o hospital já ficou três vezes sem tomógrafo, prejudicando o atendimento de quem procura a principal emergência do Rio.

Nesta terça-feira, Jorge Darze e o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Carlos Eduardo de Mattos estiveram no Souza Aguiar. Na vistoria, encontraram casos de falta de manutenção de equipamentos e do próprio prédio do hospital. Um dos seis aparelhos de Raios X está quebrado e a sala de revelação tem graves problemas de infiltração e um vazamento de água, além de materiais enferrujados.

O presidente do Sindicado dos Médicos, Jorge Darze, disse que uma emergência importante como a do Souza Aguiar não pode estar sucateada e sem exames que hoje são considerados básicos, como a tomografia:

— Uma tomografia é como um hemograma para o diagnóstico. É fundamental. O serviço móvel, instalado aqui, ajuda, mas não serve para pacientes em casos mais graves, que usam respirador, por exemplo.

Ainda segundo Jorge Daze, a direção do Souza Aguiar afirmou que o conserto do tomógrafo deve ser finalizado nesta quarta-feira. Uma equipe técnica recebeu novas peças ontem e deve concluir os reparos.

Nenhum comentário: