terça-feira, 7 de setembro de 2010

mas um absurdo!!

Polícia investiga suposto erro médico em parto de adolescente em SP
Bebê tinha corte profundo nas costas e hematomas no corpo.
Secretaria da Saúde também apura o caso.
Do G1 SP

imprimir A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um bebê recém-nascido ocorrida na manhã de domingo (29), no Hospital Municipal do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, há suspeita de erro médico.

A mãe da criança, uma adolescente de 14 anos, foi submetida a uma cesariana e a criança morreu logo em seguida. Segundo policiais civis que tiveram acesso ao cadáver da criança, ela possuía diversos hematomas no corpo e um corte profundo nas costas.

De acordo com a polícia, a coordenação do hospital foi questionada e informou que o ferimento foi proveniente da incisão feita na barriga da menina para que o parto fosse realizado.

O médico responsável pelo procedimento informou aos policiais que houve complicações durante o parto e confirmou que fez a incisão com ajuda de uma médica. Outro motivo de questionamento foi a guia de encaminhamento de cadáver dado à família. Segundo a polícia, na linha destinada ao tempo de gestação havia uma rasura. No mesmo espaço havia a informação de que a gravidez durou 31 semanas –contra 26 registradas na guia do hospital.

Além de não informar a razão das lesões na criança, o documento encaminhava o corpo ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e não ao Instituto Médico Legal (IML), como procede em mortes com sinais de violência. O representante do hospital não soube dizer a causa da alteração da guia.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde, responsável pelo hospital, lamentou a morte e informou “que já está aberta uma comissão preliminar de apuração para investigar o óbito”.

A polícia solicitou exame necroscópico no bebê. O caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção) e falsidade ideológica no 92º Distrito Policial (Parque Santo Antônio).

Nenhum comentário: